Apesar de toda a pesquisa em cima da reconstrução do LCA nas últimas décadas, pouca coisa mudou em relação ao resultado, depois da introdução da reconstrução intra-articular, da artroscopia e dos parafusos de interferência.
Pelo menos 10% dos pacientes operados continuam sentindo falseio, mesmo que tudo corra bem com a cirurgia. Isso tem gerado uma infinidade de idéias "miraculosas", como a famosa reconstrução em "dupla banda", que o tempo mostrou ser uma falácia.
Agora a bola da vez é uma ideia antiga: o "revival" da reconstrução extra-articular, tão praticada no passado com maus resultados, mas que agora volta com uma roupagem nova: a reconstrução do ALL. O nome é bonito e muito tempo e dinheiro vão ser gastos nos próximos anos em cima disso. Com certeza essa será uma das atrações principais dos próximos congressos de joelho. Já tem sido um dos assuntos mais discutidos nas revistas especializadas.
No momento, a ideia é usar a reconstrução do ALL nos casos de LCA com pivot shift grau 3 e nos casos com fratura de segond. Entretanto, o único estudo com seguimento longo é o do francês Bertrand Sonnery-Cote, de Lyon. Mas trata-se de uma série de casos, sem grupo controle.
Vamos ver no que vai dar!!!
sexta-feira, 31 de julho de 2015
LATERAL FEMORAL NOTCH SIGN
Embora o RX simples não seja capaz de visualizar o LCA, existem sinais indiretos no RX que indicam uma provável lesão deste ligamento. O mais conhecido é a fratura de Segond.
Assinar:
Postagens (Atom)