quinta-feira, 11 de junho de 2015

Reconstrução do Ligamento Medial do Tendão do Quadríceps (MQTFL)

Recentemente, o Dr Fulkerson publicou um estudo descrevendo uma técnica cirúrgica para tratamento da instabilidade patelar. O argumento principal é que a reconstrução do ligamento patelo femural medial    (MPFL) traz como risco a fratura da patela, por causa da necessidade de perfuração para fixação do enxerto. 
Na verdade, nunca se deve fazer um túnel transverso em todo o diâmetro da patela, por que nesses casos o risco de fratura é muito grande. Em geral, se faz o túnel só até a metade do diâmetro. Outra alternativa é não fazer túnel nenhum e fixar o enxerto com âncoras ou com sutura em partes moles.
O ortopedista brasileiro Dr. João Ellera, gaúcho, um dos precursores da descrição do MPFL na década de 80, diz em entrevista a revista Orthopedics Today de junho de 2015 que já havia identificado esta estrutura naquela época, e que chegou a fazer a reconstrução cirúrgica do MQTFL em alguns pacientes, com maus resultados devido dor crônica no tendão quadricipital, o que o levou a abandonar esta idéia.
Uma coisa interessante que o Dr Ellera comenta é que nunca pensou em chamar esta estrutura de ligamento, porque por definição, um ligamento une dois ossos e não um tendão a um osso. 

Como sempre diz nosso sábio Prof. Miranda, a ortopedia está sempre dando voltas e coisas antigas reaparecem agora como se fossem a última novidade.

O tempo dirá!

Ref: www.arthroscopytechniques.org/article/S2212-6287(13)00003-0/pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário