sexta-feira, 19 de junho de 2015

Você sabia? teste de Lachman

O teste de Lachman é a manobra clínica mais sensível para detectar uma lesão do LCA.

Este teste foi criado por John Lachman, chairman da ortopedia da Temple University School of Medicine na Filadélfia, cidade natal do nosso querido amigo DR Gustavo Constantino.

Mas a descrição do teste foi feita por um colega dele (JS Torg).

Segue a referência para o artigo original de 1987:

Gurtler RA, Stine R, Torg JS (Mar 1987). "Lachman test evaluated. Quantification of a clinical observation". Clin Orthop Relat Res 216: 141–50.



O Dr Lachman nasceu na Filadélfia, fez faculdade de medicina na Temple University e fez a residência de ortopedia com o |Dr Moore. Seu apelido no serviço era "Latch". Na verdade, ele popularizou o teste , que já havia sido descrito em 1875 pelo grego Georgius C Noulis e por Sterling Ritchey em 1960.



quinta-feira, 18 de junho de 2015

Humor

O que é o joelho?

O joelho é um órgão humano ou uma articulação  que tem apenas uma função, estourar.

Se você tem algum tipo de dor no joelho, tenha certeza que você tem  joelho estourado.

O joelho é um mecanismo muito sensível. Por mais macho que você seja, se você bater ele na mesa, sua patela provavelmente irá rachar no meio, seu menisco irá rasgar em 4 ou 5 partes diferentes (se você tiver sorte) e você terá grandes chances de morrer se não for a um hospital próximo. Pesquisas chinesas afirmam que ao dar uma voadora, seu joelho cria sinais magnéticos devido a velocidade do movimento, o que pode ser facilmente  detectadas por celulares chineses com TV digital (se não estiver com defeito).

O que tem dentro do joelho?

A estrutura do joelho é basicamente constituída por 4 elementos:

Patela:é a bola que você tem na frente do joelho. Se você diz não ter essa bola, é porque você é tão gordo que sua patela é tampada pela gordura.

Menisco: é responsável por emitir sinais radioativos  que podem ser detectados por celulares chineses com TV digital.

Ligamentos: Todos os humanos irão arrebentar um deles pelo menos. Quanto menos ligamentos uma pessoa tem, mais legal é essa pessoa e mais possibilidades de histórias incríveis de como você estourou eles podem ser criadas para surpreender seus amiguinhos inocentes com mais ligamentos que você.

 Parafusos de Titânio: essa é a parte mais legal do joelho. Parafusos de titânio elevam o moral. Quanto  mais parafusos você tem, mais poderoso você é para seus amigos. O que você não sabe é que a sua mãe provavelmente tem o dobro de parafusos que você.

 

Fonte: desciclopedia.org/wiki/Joelho

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Reconstrução do Ligamento Medial do Tendão do Quadríceps (MQTFL)

Recentemente, o Dr Fulkerson publicou um estudo descrevendo uma técnica cirúrgica para tratamento da instabilidade patelar. O argumento principal é que a reconstrução do ligamento patelo femural medial    (MPFL) traz como risco a fratura da patela, por causa da necessidade de perfuração para fixação do enxerto. 
Na verdade, nunca se deve fazer um túnel transverso em todo o diâmetro da patela, por que nesses casos o risco de fratura é muito grande. Em geral, se faz o túnel só até a metade do diâmetro. Outra alternativa é não fazer túnel nenhum e fixar o enxerto com âncoras ou com sutura em partes moles.
O ortopedista brasileiro Dr. João Ellera, gaúcho, um dos precursores da descrição do MPFL na década de 80, diz em entrevista a revista Orthopedics Today de junho de 2015 que já havia identificado esta estrutura naquela época, e que chegou a fazer a reconstrução cirúrgica do MQTFL em alguns pacientes, com maus resultados devido dor crônica no tendão quadricipital, o que o levou a abandonar esta idéia.
Uma coisa interessante que o Dr Ellera comenta é que nunca pensou em chamar esta estrutura de ligamento, porque por definição, um ligamento une dois ossos e não um tendão a um osso. 

Como sempre diz nosso sábio Prof. Miranda, a ortopedia está sempre dando voltas e coisas antigas reaparecem agora como se fossem a última novidade.

O tempo dirá!

Ref: www.arthroscopytechniques.org/article/S2212-6287(13)00003-0/pdf